Foi extremamente rico o seminário temático com a apresentação dos trabalhos acadêmicos em nossa sala de aula. Os textos sugeridos para estudos, proporcionaram muitas reflexões quanto a importância, necessidade e urgência da presença das tecnologi@s da inform@ção e comunic@ção nas escol@s.
Diante do panorama atual apresentado nas leituras, sobre os projetos de implantação tecnológica; sobre as dificuldades surgidas e as soluções sugeridas, muito se discutiu sobre as semelhanças em nosso contexto. Entre as dificuldades apontadas encontram-se : a desmotivação docente e discente; muitas vezes o desinteresse familiar e a falta de recursos estruturais, bem como a falta de capacitação docente.
Também há graves entraves na gestão administrativa escolar e falhas nas políticas do governo, voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Entre constatações e polêmicas, podemos concluir que nosso seminário gerou realmente muitos estímulos para levantarmos - também - essa bandeira : a da INSERÇÃO URGENTE DAS TICs - para melhoria da qualidade da educação onde quer que estejamos lecionando.
Uma nova consciência sobre as responsabilidades que assume o professor enquanto profissional, foi despertada através dessas discussões. Uma nova consciência quanto as possibilidades de apropriação dos recursos da web para mediar o ensino. A constatação de que as TICs renovam os estímulos do aprendizado através da oportunidade de descoberta e facilitam o trabalho docente, foi mais um dos objetivos alcançados na troca de idéias e experiências durante o seminário.
Nesse sentido conclui-se sobre a import@ncia de nos mantermos conect@ados, acompanhando todos os movimentos que ocorrem no mundo relacionados às questões que nos referimos aqui.
Hoje visitamos também os sites da CAMPUS PARTY e do CONAE 2010.
Vale consultar os links que nesse blog disponibilizamos!
1. Trabalho em grupo: resenha de artigos - previamente selecionados - que destacam a importância da inserção das tecnologias na educação. Apresentação em seminário temático.
2. Trabalho em grupo: Plano de aula para mediar oficina de arte de curta duração, dando ênfase à inserção das tecnologias da informação e comunicação.
3. Trabalho em grupo: Produção de materiais didáticos para mediar a oficina planejada através das tecnnologias.
4. Trabalho em grupo: Criação de site na internet para publicação de todo trabalho produzido.
IMPORTANTES REFLEXÕES!
Trazendo Adriana Portella para nosso debate sobre Linguagem de Multimidia, vejamos...segundo ela: "A presença de Museus Virtuais na grande rede mundial possibilita o contato com a produção artística em diferetes momentos da história da humanidade. Além do caráter de um mero observador, ao usuário será dada a oportunidade de acesso a registros textuais, linhas do tempo, links para outros sites, participação em listas de discussão, envio de mensagens consulta a banco de dados, atualidades, eventos relacionados ao museu bem como o de simplesmente navegar."
Fundamentando cientificamente nossos estudos e produções
Ainda fazendo uso das oportunas e eloquentes palavras de Pimentel: "Imaginar as possibilidades atísticas via tecnologias contemporâneas é, também , estar presente no próprio tempo em que vivemos, que se faz de fragmentos e rearranjos, de todos que somam partes, de partes que são o todo."
Bastante original e criativo...(Tere)
ResponderExcluir