Foi extremamente rico o seminário temático com a apresentação dos trabalhos acadêmicos em nossa sala de aula. Os textos sugeridos para estudos, proporcionaram muitas reflexões quanto a importância, necessidade e urgência da presença das tecnologi@s da inform@ção e comunic@ção nas escol@s.
Diante do panorama atual apresentado nas leituras, sobre os projetos de implantação tecnológica; sobre as dificuldades surgidas e as soluções sugeridas, muito se discutiu sobre as semelhanças em nosso contexto. Entre as dificuldades apontadas encontram-se : a desmotivação docente e discente; muitas vezes o desinteresse familiar e a falta de recursos estruturais, bem como a falta de capacitação docente.
Também há graves entraves na gestão administrativa escolar e falhas nas políticas do governo, voltadas para a melhoria da qualidade educacional. Entre constatações e polêmicas, podemos concluir que nosso seminário gerou realmente muitos estímulos para levantarmos - também - essa bandeira : a da INSERÇÃO URGENTE DAS TICs - para melhoria da qualidade da educação onde quer que estejamos lecionando.
Uma nova consciência sobre as responsabilidades que assume o professor enquanto profissional, foi despertada através dessas discussões. Uma nova consciência quanto as possibilidades de apropriação dos recursos da web para mediar o ensino. A constatação de que as TICs renovam os estímulos do aprendizado através da oportunidade de descoberta e facilitam o trabalho docente, foi mais um dos objetivos alcançados na troca de idéias e experiências durante o seminário.
Nesse sentido conclui-se sobre a import@ncia de nos mantermos conect@ados, acompanhando todos os movimentos que ocorrem no mundo relacionados às questões que nos referimos aqui.
Hoje visitamos também os sites da CAMPUS PARTY e do CONAE 2010.
Vale consultar os links que nesse blog disponibilizamos!
1. Trabalho em grupo: resenha de artigos - previamente selecionados - que destacam a importância da inserção das tecnologias na educação. Apresentação em seminário temático.
2. Trabalho em grupo: Plano de aula para mediar oficina de arte de curta duração, dando ênfase à inserção das tecnologias da informação e comunicação.
3. Trabalho em grupo: Produção de materiais didáticos para mediar a oficina planejada através das tecnnologias.
4. Trabalho em grupo: Criação de site na internet para publicação de todo trabalho produzido.
IMPORTANTES REFLEXÕES!
Trazendo Adriana Portella para nosso debate sobre Linguagem de Multimidia, vejamos...segundo ela: "A presença de Museus Virtuais na grande rede mundial possibilita o contato com a produção artística em diferetes momentos da história da humanidade. Além do caráter de um mero observador, ao usuário será dada a oportunidade de acesso a registros textuais, linhas do tempo, links para outros sites, participação em listas de discussão, envio de mensagens consulta a banco de dados, atualidades, eventos relacionados ao museu bem como o de simplesmente navegar."
Fundamentando cientificamente nossos estudos e produções
Ainda fazendo uso das oportunas e eloquentes palavras de Pimentel: "Imaginar as possibilidades atísticas via tecnologias contemporâneas é, também , estar presente no próprio tempo em que vivemos, que se faz de fragmentos e rearranjos, de todos que somam partes, de partes que são o todo."
Bom dia prof.Seja bem vinda, pretendo aproveitar ao máximo essa matéria,beijo....
ResponderExcluirBom Dia! Grata pelas palavras de boas vindas! Também pretendo aproveitar ao máximo essa experiência com vocês.
ResponderExcluirbjus. vera melim