20.1.10

TRABALHO EM GRUPO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES

SEMINÁRIO TEMÁTICO I

TRABALHO EM GRUPO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES
Uma
1.A SEU VER, QUAIS AS VANTAGENS DE SE FAZER TRABALHOS UNIVERSITÁRIOS EM GRUPO? OU, PERGUNTANDO DE OUTRA FORMA: QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE UM TRABALHO EM GRUPO?
2.A SEU VER, QUE DIFICULDADES SURGEM AO REALIZAR TRABALHOS UNIVERSITÁRIOS EM GRUPO?
3.O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE UM TRABALHO EM GRUPO CUMPRA COM SEUS OBJETIVOS?
4.DIANTE DA DIFICULDADE APONTADA POR VOCÊ, QUANTO A REALIZAÇÃO OS TRABALHOS EM GRUPO, COMO VOCÊ RESOLVERIA? SUGIRA ALTERNATIVAS.

5.COMO ORGANIZAR AS ATIVIDADES NECESSÁRIAS PARA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO EM GRUPO? QUE ASPECTOS SÃO IMPORTANTES SER OBSERVADOS?
6.QUAL O PAPEL DO PROFESSOR, DIANTE DA ORGANIZAÇÃO E CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DOS TRABALHOS EM GRUPO, QUE DETERMINA EM SUA SALA DE AULA?
7.QUAL O SEU PAPEL, ENQUANTO COMPONENTE DE UM GRUPO, DIANTE DAS RESPONSABILIDADES NECESSÁRIAS?
8.VOCÊ ACHA IMPORTANTE QUE CADA GRUPO TENHA UM MEDIADOR, E QUE ESSA MEDIAÇÃO SEJA ALTERNADA EM CADA TRABALHO EM GRUPO, OPORTUNIZANDO A TODOS OS COMPONENTES ESSE EXERCÍCIO?
9. AVALIÇÃO DOS TRABALHOS EM GRUPO, DEVEM SER NOTAS IGUAIS PARA TODOS? SE SIM, PORQUE? SE NÃO, PORQUE?
10.QUE RELAÇÃO PODE-SE FAZER ENTRE A REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS ESCOLARES EM GRUPO, COM A CONVIVÊNCIA DA VIDA COMO UM TODO? NO TRABALHO, NA FAMILIA, NA VIDA SOCIAL, E ESPECIALMENTE NA PROFISSÃO DOCENTE?
11.COMO VOCÊ VÊ A QUESTÃO "INCLUSÃO" X EXCLUSÃO, NO TRABALHOS UNIVERSITÁRIOS EM GRUPO? SITUAÇÕES E EXPERIÊNCIAS.
12.INSIRA AQUI COMENTÁRIOS QUE POR VENTURA NÃO TENHAM SIDO CONTEMPLADOS/REFLETIDOS NAS QUESTÕES DISPONIBILIZADAS NESSE QUESTIONÁRIO E QUE CONSIDERE IMPORTANTE SER PENSADA.

Um comentário:

  1. Anônimo31/1/10

    Parabenizo a professora Vera pela qualidade das questões apresentadas. São altamente dignas de comentários que deveria ser individuais, porém, traçando um panorama geral minha contribuição está na opinião de que os trabalhos em grupo acrescentam conhecimentos valorosos quando as experências forem partilhadas, se o contrário ocorrer, o detentor de menor conhecimento corre o risco de se sentir acuado e não contribuir nem com o que sabe, além de não exercitar o potencial aprendizado.
    Com relação a avaliação em grupo, é delicado estabelecer um contexto, pois, pode acontecer de um participante contribuir com a parte técnica e outro com idéias. Penso que as duas devem estar juntas, entretanto, há que se considerar os objetivos e os critérios pre estabelecidos a fim de oportunizar um diagnóstico avaliativo justo.
    Como sugestão, imagino que poderia ser considerado que uma atividade tivesse várias tarefas e que cada elemento de grupo desenvolvesse uma delkas por inteiro, fazendo um rodízio. Talvez isso não inibisse quem não domina tão bem a tecnologia e faz com que se busque compreender e buscar mais e melhor, para que no final o trabalho, como resultado final, seja apresentado cumprindo com os objetivos e atendendo satisfatoriamente a espectativa projetada.
    No mais a disciplina foi muito bem apresentada e mediada pela Profª Vera, que com muita categoria soube mediar e principalmente contribuir com a metodologia sugerida.
    Só tenho a agradecer e dizer que sentirei saudades.
    Tere - 8ª Fase - Canoinhas/SC

    ResponderExcluir